domingo, 29 de julho de 2012

Framboesas

 



Foi há cerca de 3 semanas que provei em casa da D. Paula e por primeira vez estes deliciosos frutos. Confesso que nunca me despertaram a atenção... até esse dia! Foram uma agradável surpresa!

Imediatamente rendida pedi se me poderia arranjar uns pezinhos para plantar, pois pela quantidade de framboesas que vi ( um alguidar cheio) percebi que teria bastantes plantas. Amavelmente acedeu, mas só para o outono, pois no verão é difícil que vinguem.

Como a paciência não é uma das minhas virtudes e como tinha muita vontade de as provar ainda este verão, dirigi-me ao horto mais próximo e por 5,90 euros tenho a minha plantinha, bem bonitinha na horta junto ao riacho, porque as framboesas gostam de calor e água. Neste momento está a florir e já se pode ver as pequeninas bagas.

Mal posso esperar...

Cucurbitáceas


Pepino


Meloa
             
 
Melão

Assim estão algumas das cucurbitaceas este mês de Julho que quase termina. Os pepinos estão bonitos, assim como este pé de melão e os dois pés de meloa.

Estes dois últimos são toda uma experiência aqui na horta. Não sei se o clima aqui do norte é o indicado para estes cultivos. Por agora tudo corre bem, somente lamento que alguns pés não tenham sobrevivido ao transplante.

Na próxima semana tenho de proceder a uma poda, com vista a potenciar o surgimento de mais flores femininas.

 

terça-feira, 24 de julho de 2012

Colheita do dia


Estes foram alguns dos legumes que colhi ontem. No centro pode-se ver o tal doce de courgete que falei num post anterior. Ando também a fazer restias das cebolas que tenho a secar, para depois as guardar em local seco e ventilado.

Esta cebola portuguesa é muito mais saborosa, macia e doce que a importada que se vende no comércio. No inverno é muito procurada e cara! Por isso há que ter alguns cuidados com a sua conservação para que dure até vir a nova no ano que vem. 

É um trabalho demorado que vou fazendo quando tenho tempo. Futuramente irei mostrar mais fotografias deste trabalho.

Abelhas e Alfazema


Aqui no jardim anda um verdadeiro corropio! As alfazemas estão em flor e as abelhas não as largam. São tantas que é quase uma aventura cortar a relva. Estes pequenos e preciosos animais por norma não picam se não forem molestados. Eu como não me dou bem com as picadas de insectos, prefiro não aproximar-me muito...

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Manjericão, Tomilho e Manjerona


Mangericão

Tomilho



Manjerona

O cantinho das aromáticas, plantado há cerca de 45 dias. O mangericão é o que apresenta maior desenvolvimento.

Finalmente...


Após vários anos que a plantei no jardim, floriu pela primeira vez. É uma trepadeira que comprei em vaso e que no ano seguinte transplantei para o jardim. Pena que não me recordo do nome...

domingo, 22 de julho de 2012

Doce de courgete

Hoje a minha irmã resolveu utilizar as muitas courgetes que tenho neste momento para fazer doce. Foi um tiro no escuro pois não sabíamos como iria ficar e se iríamos gostar. À primeira vista ficou muito bonito, e o sabor ainda em quente é muito bom.

Fizemos da seguinte forma ( medidas adaptadas): 1kg courgete, 1kg açúcar, sumo de meio limão, pau de canela, 1 copo de água.

- Triturar courgete ou cortar em pedaços pequenos e juntar o resto dos ingredientes.
- Levar ao lume e deixar apurar até ter a consistencia desejada ( em frio ganha consistencia).
- Ainda em quente, verter para frascos previamente lavados e secos. Colocar a tampa.
- Virar o frasco ao contrario, com a boca para baixo para criar vácuo.
- Deixar arrefecer na posição anterior e já está!

Colheita do dia


Isto foi o que apanhei hoje na horta e no galinheiro. É nestes momentos quando me dou conta que realmente vale a pena a dedicação e empenho em semear, tratar, cuidar e finalmente depois de algum tempo, colher!

Muito mais ficou a crescer e à espera de ser colhido.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Maçã Reineta


Assim estão as maçãs reinetas em Julho. Infelizmente já foram atacadas pela mosca da fruta. Descuidei-me em colocar as armadilhas a tempo e o resultado é que neste momento estão como um crivo!

O ano passado devido ao tempo quente e seco no outono, houve uma praga desta mosca, que pode ter varias gerações num só ano e arruinaram por completo a fruta da horta.

Empupa no solo e na primavera eclodem dando lugar a uma nova geração. Este ano atacaram com toda a força as poucas maçãs que existiam. Agora só resta tentar controlar a praga para o próximo ano.


Espargos


Semeados a 29 de Fevereiro deste ano, os espargos estão ainda pequenos. Com cerca de 10 cm, creio que não crescerão mais este ano. Para o outono secarão para rebrotar na próxima primavera com mais vigor. No entanto será somente em 2014 que poderei saborear os primeiros. Os dois primeiros anos servirão para que a planta armazene reservas.

Como têm raízes superficiais, deve-se evitar a sacha, optando-se por retirar as ervas daninhas à mão. Todos os outonos, depois do corte das canas amarelecidas, cobre-se o canteiro com uma camada de composto de forma a que as raízes possam armazenar os nutrientes suficientes para uma brotação abundante no ano seguinte. No caso de as plantas estarem muito juntas, transplantam-se na primavera para o sitio definitivo onde passarão os 15 anos seguintes!

sábado, 14 de julho de 2012

Pimentos


                        


Estes pés de pimentos foram plantados em Março, deveriam estar grandes, mas só daqui a um mês poderei colher os primeiros. Consequências de um inverno tardio e um verão fresco.

As alfaces são de uma variedade caseira, sementes oferecidas por uma vizinha. São excepcionais, de grande tamanho e não apresentam indícios de espigamento. Irei seleccionar um par delas para retirar semente para o ano que vem. Variedade a repetir.

Physalis



Physalis ou Physalis angulata é um pequeno fruto, cuja planta pode atingir os 2 metros de altura. Estas foram plantas em Março, mas normalmente quando deixadas na terra durante o inverno rebrotam no inicio da primavera.

São frutos ricos em vitamina C, A, fosforo e ferro e carotenoides, conhecidos por ajudar a prevenir doenças. Conhecida por purificar o sangue, fortalecer o sistema imunológico, ajuda a diminuir o colesterol e alivia as dores de garganta.

É uma planta rústica que não exige muitos cuidados e não se conhece grandes ameaças em termos de doença. É aconselhável o seu tutoramento para melhorar a produção que se pode prolongar até 8 meses, dependendo das condições climatológicas.

Estes pequenos frutos são muito utilizados em doces, conservas, licores e na alta cozinha. Em Paris são servidos em restaurantes elegantes cobertos de chocolate. No Japão existe até uma festa do Hosuki, nome japonês para este fruto. É também utilizada como tira-gosto na degustação de vinhos. 


sexta-feira, 13 de julho de 2012

Pêssego Vermelho

 
Pêssego "parta-caroço"


Este pessegueiro tem apenas alguns meses na horta. Quando o adquiri, o viveirista garantiu ser da variedade em que o caroço se separa limpo da polpa. Como não sei bem a altura em que amadurece, terei que esperar que caia ao chão ou então arriscar.

Por agora parece ainda pequeno, do tamanho de uma bola de ténis, mas já apresenta uma cor bem vermelhinha. Se bem me lembro dos tempos de criança é um fruto bem doce e saboroso.

 Aqui nesta zona, os antigos dizem que a primeira fruta deve ser comida por uma pessoa do sexo masculino, caso contrario a produção será incerta. Eu pessoalmente creio que este dito foi inventado por homens claro está, com o intuito de tirarem vantagem. Cá em casa todos iremos provar um bocadinho!



Couve flor


Couve Flor
A couve flor está uma beleza. É um dos meus legumes preferidos. Cozida e salteada em  azeite e alho é uma delicia.

Estas foram plantadas há mais ou menos 80 dias. Ao contrario do brocolo, a couve flor tolera moderadamente temperaturas altas.

É uma hortaliça da espécie Brassica oleracea, assim como o repolho e o brocolo. É rica em cálcio e fosforo e também vitamina C.                                                     

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Chuchu e Abóboras




Chuchu

Abóbora Menina

É agora que se vê dia a dia o crescimento das abóboras e dos pés do chuchu. Abóboras tenho muitos pés: menina e porqueira. Espero que produza muitos frutos pois adoro nas sopas e é um legume que quando bem condicionado aguenta bem o inverno. Já a conservação do chuchu é mais delicada. No entanto pode-se optar por colher só quando necessitar.

Legumes


Beringela negra

Morangos variedade Diamante

Tomate Cherry

A horta está em plena produção, no entanto talvez devido às temperaturas abaixo do normal para esta época do ano, alguns legumes estão ainda atrasados. O tomate é um deles. Recordo que no ano passado por esta altura já comia tomates, pepinos e pimentos. Este ano temos de esperar mais algum tempo...                                 

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Courgetes

                 


As courgetes estão lindas, apresentam-se saudáveis, sem sinais de moléstia e em plena produção. Na realidade estão a superar as minhas expectativas. Cada pé produz em média 3 courgetes por semana vezes 20 plantas, é só fazer as contas! Tento que não cresçam muito pois rapidamente ficam demasiado grandes e com pevides no interior. Cada dois dias tenho que passar e colher, uma vez que crescem muito rápido.
Muito utilizadas na gastronomia, são muito versáteis e vão bem com quase tudo: sopas, assadas, salteadas, fritas, em saladas, doces, bolos...

Como é um legume de temporada e portanto acessível em termos de preço, é aconselhável aproveitar esta altura do ano para congelar, já descascadas e cortadas em cubos, pois será de grande utilidade no inverno quando o seu preço superar os 2 euros. Isto é o que tenho feito, assim como os meus familiares, que já não sabem que fazer com tantas courgetes! 

Deixo aqui uma receita rápida e saudável: esparguete com courgete, presunto e cenoura.

Ingredientes: Esparguete ou macarrão cozido, azeite, presunto em cubos, cebola picada, courgete cortado em bocadinhos pequenos e cenoura ralada.

  • Fritar o presunto com a cebola e azeite q.b
  • Juntar as courgettes e a cenoura ralada
  • Temperar com sal, pimenta e salsa
  • Finalmente deixar refogar e juntar o esparguete previamente cozido em água e sal

Feijao Verde





 

Tanto o feijão verde riscado rasteiro como o de trepar estão neste momento em plena produção. A diferença está no facto da variedade rasteira não necessitar de estacas, no entanto a produção deste é menor assim como as vagens também são de menor tamanho.

Quem não tiver grande espaço, aconselho a variedade de trepar porque produz durante mais tempo, vagens maiores e maiores quantidades. Se no entanto não quiser procurar estacas ou comprar, então é melhor optar pela variedade rasteira.

É uma planta que requer um clima temperado,  com temperaturas suaves e solo com certa humidade durante floração e produção das vagens, mas sem encharcar. São plantar sensíveis ao frio e a climas ventosos. A colheita pode prolongar-se durante todo o verão se bem que se aconselha a que a sementeira seja escalonada.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Citrinos




Limoeiro


Limão
 
Tangerina

Tanto o limoeiro como a tangerineira estão como sempre carregados de fruto. Talvez por estarem numa zona protegida do vento sempre carregam. O ano passado tive cerca de 30 kg de limão e bastantes tangerinas. 

O limoeiro é uma árvore que pode concentrar ao mesmo tempo os três estados: Flor, fruto pequeno e fruto maduro. Neste momento foi-lhe retirado todos os limões maduros a fim de que a árvore possa concentrar-se nos novos limões que já apresentam um bom tamanho.

Os citrinos são por norma pequenas árvores frutais que normalmente não superam os 4 metros de altura. A sua flor é delicada, de cor branca que produz uma suave flagrância. Os citrinos apresentam altas concentrações de vitamina C e ácido cítrico. Muito utilizados na cozinha, quer para temperar quer para sobremesas quer ainda em bebidas, como é o caso de sumos e limonadas.


Marmeleiro



Este é o tamanho que apresentam nesta altura os marmelos. O ano passado foi um ano excepcional para este fruto. Numa só árvore colhi cerca de 60 kg de marmelos, que deu para fazer marmelada, vender e dar a amigos. Este ano e uma vez mais devido ao Abril ter sido chuvoso, altura em que esta árvore estava em flor, quase não ficou fruto e o resultado é diminuição da produção em cerca de 90%. O marmelo normalmente não é consumido em cru, mas sim cozido e em marmeladas. O seu cultivo requer menos horas de frio que a pereira ou macieira, portanto pode ser cultivado até em zonas subtropicais. Nós cá em casa utilizamos este fruto para fazer marmeladas e geleias que nos farão companhia nos longos meses de inverno, quando o aconchego de casa convida a uns chazinhos com tostas e geleia de marmelo.



domingo, 1 de julho de 2012

Maracujá


Estão a começar a aparecer os primeiros frutos do maracujá.

Plantado o ano passado, é este ano quando apresenta maior vigor vegetativo. É da família das trepadeiras, por isso é necessário colocar-lhe um suporte, latada ou outra estrutura por onde possa trepar.

O maracujá ou "passiflora edulis" é originário da amazónia onde cresce de forma silvestre, é também considerada a flor nacional do Paraguai. Pode atingir os 9 metros de comprimento, ainda que o seu período de vida não supere a década.

Além desta planta tenho outra mais, também plantada no mesmo período e que também já está com dois frutos. Estarão prontos a ser consumidos quando apresentarem uma tonalidade roxo púrpura.

Oliveira



Esta foi outra aposta deste ano. Com fins decorativos comprei uma oliveira que coloquei num sitio estratégico, com o objetivo de futuramente dar sombra. Tal só acontecerá dentro de uns bons anos, pois como é sabido a oliveira é de crescimento lento.

De variedade desconhecida, logo no primeiro ano floriu, as flores caíram e ficou este pequeno fruto para "amostra".

As oliveiras são normalmente de porte baixo, de raízes poderosas que podem atingir os seis metros de profundidade, aguentam muito bem a falta de água o que as torna árvores muito resistentes que podem atingir as centenas de anos. Um dos exemplares mais antigos que se conhecem no mundo encontra-se em Portugal, perto da cidade de Tavira (Algarve) que se crê ter mais de 2000 anos!


Jasmim em flor


O jasmim ou flor de poeta, é a flor do amor e da sensualidade. Nas noites de verão é frequente sentir o seu aroma exótico, intrigante, complexo e intenso por todo o jardim. É também conhecida como a flor da noite ou como "luar da floresta" devido ao facto de que o seu aroma se intensifica às primeiras horas da noite.

Muito utilizado na cosmética e perfumaria, a sua colheita é muito particular. As flores são colhidas à noite e depositadas numa camada de gordura, conhecido como método "enfleurage". Depois de um processo complexo e demorado é obtido o tão apreciado óleo. Por mais que os químicos tentem, o seu aroma jamais pôde ser reproduzido. O seu substituto químico é demasiado forte para ser utilizado de forma simples.

Muito utilizado na aromaterapia, são-lhe também atribuídas propriedades antidepressivas, anestesia o sistema nervoso, atenua as dores de cabeça, além de ser afrodisíaco...claro!


Demasiados frutos


Isto é o que acontece quando não se faz uma monda como deve ser. Apesar de ter procedido a uma monda a fins de Maio, o certo é que não foi suficiente. E o resultado está à vista! Devido ao peso excessivo três dos cinco ramos acabaram por ceder e partiram.

Por agora e não sei bem como, os frutos e folhas mantêm-se verde. Provavelmente ainda fluirá seiva pela parte inferior dos ramos.

Agora resta esperar e ver se é possível recuperar os ramos ou se terei que os cortar lá para o inverno.

A Fiffy


Vitima de abandono, companheira de longas viagens, de paciência infinita com as crianças, vive agora feliz os seus ultimos anos de vida sem grandes preocupações que não seja comer e dormir.  

Os felizardos somos nós por poder compartilhar a sua vida!