domingo, 26 de agosto de 2012

Tomates de peso...



Tomate Coração de Boi  e  Tomate cherry
 Esta variedade de tomate está enorme. Jamais tive na horta tomates tão grandes. Esta foi semente oferecida gentilmente por um vizinho.

Creio que é uma semente antiga passada de mãos em mãos e que agora veio parar às minhas.

Tomate Raf

O ano passado comprei tomates raf numa grande superfície. Aqui, em Portugal não é uma variedade muito conhecida, mas em Espanha é uma das espécies de tomate mais conhecidas e mais valorizada.

No nosso território encontra-se a preços elevados nas grandes cadeias de supermercado.

Posso dizer que é um tomate carnudo, cheio, pesado, aguenta bem o manejo e é muito saboroso. É um dos meus tomates favoritos.

Tomate Maçã
Para além do tomate cherry tenho também o tomate maça e o tomate de cacho que oportunamente colocarei aqui imagens.

Este tomate é muito comercial, é o que mais se vê nos supermercados, talvez  porque seja muito resistente ao transporte.


 

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Continuamos a comer morangos



Estou deveras surpreendida com esta cultura. Nunca imaginei que a produção de morangos tivesse uma durabilidade tão grande. Há mais de três meses que não compramos morangos. Agora produzem bem menos que em Junho e são mais pequenos, mas ainda assim apanho uma taça cheia duas vezes por semana, e continuam a florir.

Preparar o Outono


Plantação de courgetes


Alfobre de couve flôr


Espinafre

Desde já algum tempo que planeio as culturas que pretendo ter no outono. As courgetes foram semeadas no local definitivo há cerca de um mês, possuem neste momento quatro folhas verdadeiras e até este momento apresentam bom aspecto. Esta será uma experiência, saber se este clima permite a frutificaçao desta planta no fim do verao e principios do outono.

Em outro espaço, mais propriamente debaixo da macieira, semeei tambem espinafre. As sementes levaram algum tempo a germinar e nem todas o fizeram, mas as que nasceram estao vigorosas e crescem rapidamente. Isto tambem porque as rego regularmente.

Outra experiência que estou a fazer é verificar se a semente de pacote, neste caso de couve-flôr, forma cabeça. Em anterior experiência, simplesmente nao vi indicios de floraçao ou esta era muito pequena. Se ficar provado que é tempo perdido, futuramente optarei por comprar as plantas em viveiro.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A pensar no natal



Sei que muita gente ficará surpreendida por estar já a falar no natal, mas é nesta altura do ano que se transplantam as pencas que serão utilizadas na ceia de natal, e não só!

Os legumes levam o seu tempo a crescer, daí que temos que planear as sementeiras e os transplantes muito tempo antes da data em que as queremos colher. Assim que para termos umas boas pencas para o bacalhau, a semente foi deitada à terra em Julho e só agora é que foram transplantadas para o local definitivo.

Comparo as sementeiras com a moda, no inverno prepara-se as coleções que irão estar nas prateleiras no verão e vice-versa.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Parece que vou provar chuchu...



Tenho na horta quatro pés de chuchu, o ano passado plantei tarde e não chegaram sequer a florir. Este ano plantei mais dois que comprei no supermercado, no inicio da primavera. Um dos pés mais desenvolvidos já se avizinham umas pequenas flores!

Procedi assim: coloquei os dois chuchus semi-enterrados em dois vasos, que posteriormente coloquei ao sol e fui regando. Cerca de três semanas depois começou a brotar de uma extremidade um pequeno rebento. Quando o rebento atingiu os 10 cm transplantei-os para o local definitivo, junto a um pé de videira para que possa trepar. Ao principio o desenvolvimento foi tímido, mas agora parecem estar bem implantados e o seu desenvolvimento é muito acelerado.


Vista da horta


O terreno de baixo


O terreno de cima



O pequeno riacho que passa pela  horta

Água  para regar a horta

Assim está a horta neste mês de Agosto. Felizmente na horta nunca falta água para regar. É um tesouro para quem quer cultivar seja o que for, ainda mais grátis como é o caso.

O terreno de cima só está ocupado a 50%, o restante está em pousio à espera de Setembro, que depois de lavrado será para plantar os legumes da próxima primavera, como as ervilhas, favas, alhos, cebolas, alfaces, couves,...

O terreno de baixo actualmente está a ser utilizado quase na totalidade com vagem, 300 pés de tomates de cinco qualidades diferentes, abóboras menina e porqueira, feijão manteiga e riscado para secar, courgetes, beringela, nabiças, pepinos, couves pencas, alfaces, meloas, melão, grelos de Santiago, couve galega, lombardo, brocolo romanesco, salsa, ....Daí que a água seja um bem precioso!

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Abundância de dióspiros





Este ano como em todos os outros, os dióspireiros estão carregados de fruto. Adivinha-se mais um ano em que haverá abundância de dióspiros.

A floração é sempre abundante, assim como a quantidade de dióspiros que ficam depois desta. A curiosidade desta árvore de fruto é que ela própria faz selecção dos seus frutos e durante todo o ciclo produtivo vai eliminando grande parte dos frutos ficando com apenas cerca de 50%, e que já são bastantes.

Os primeiros dióspiros que colhi no ano passado foi a meados de Setembro, este ano só devem estar maduros um mês depois.

Physalis...uma campainha comestivel

Fruto em desenvolvimento

Flor
É por esta altura do ano que a se podem observar as primeiras flores e frutos da physalis. São flores muito pequenas que se transformam em pequenos casulos, onde encerram o pequeno fruto de cor laranja. Só lá para o final do verão é que estarão prontos para colher, quando a capa exterior secar!

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Abóboras porqueiras





Semeadas por duas vezes, este é o aspecto actual das abóboras, estas em particular são da variedade porqueira. São de cor verde escuro por fora e amarelo esverdeado no interior. O nome deve-se a que antigamente esta variedade era cultivada para consumo animal, para consumo humano era e ainda é muito utilizada a variedade menina. Actualmente há quem as prefira, pois tem a particularidade de fazerem a sopa branca e não serem tão adocicadas como a menina.

A primeira semente foi colocada em covas anteriormente preparadas com composto e um pouco de galinhaça, a 16 de Março, tempo quente e seco, no quarto crescente. Não nasceram bem, pois apesar de terem sido regadas, por algum motivo em algumas covas não germinaram.

A segunda tentativa foi em Abril, também no quarto crescente mas já com tempo chuvoso e então sim germinaram todas. Não sei bem quantos pés tenho, nem sequer se todos criarão fruto, mas devo ter o suficiente para muita gente!

Este é outro legume que quando bem condicionado pode ser armazenado e consumido durante todo o inverno.


Restas de cebolas














No total são 13 restas de cebolas que tenho armazenadas para todo ano. Isto se elas não espigarem no inverno! Coloquei-as no único sitio que me pareceu mais adequado que é um alpendre onde guardo alguma lenha.

No entanto não estou muito convencida, pois só possui uma abertura frontal por onde entra algum ar, esperemos que seja suficiente, pois é sabido que as cebolas não toleram sítios húmidos e pouco ventilados.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Pulgão


Este ano tem sido propício para o ataque dos pulgões. Foram vários os ataque desta praga, neste ano excecional em termos de clima, pelo menos aqui na zona litoral norte. Ainda ontem domingo, as temperaturas não deverão ter ultrapassado os 18ºC.

Este pessegueiro tem as folhas das pontas todas encorrilhadas. Isto é sinal que o ataque do pulgão é severo e a planta reage desta forma para se defender. Também notei que passeiam pelos ramos muitas formigas cuja função é cuida-los e protege-los dos ataques de predadores que se alimentam destes pequenos animais, como é o caso das joaninhas.

Estes afídeos são insectos sugadores capazes de se multiplicar rápidamente causando elevados danos à agricultura, pois enfraquecem e debilitam, comprometendo a produção e desenvolvimento da planta.

O ideal é a prevenção, mas nesta fase terei que fazer algo pois a seiva desta planta está a servir para alimentar o pulgão que por sua vez segrega uma substancia açucarada da qual se alimentam as formigas.

Ou quebro a cadeia alimentar deixando o pulgão desprotegido ou opto por um insecticida caseiro à base de sabão de potassa ou purim de urtigas.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Muita parra e pouca uva!


Feijão verde riscado


Alfobre feijão verde com 3 semanas


Pelo aspecto do feijão verde poderíamos pensar que estaria a produzir toneladas de vagem. Puro engano! Como dizem os antigos " Muita parra e pouca uva!". Sempre que passo a revista, no meio de tanta folhagem quase não encontro vagem.

Esta semana quando comentava este facto com uma vizinha da minha mãe, ela alertou-me para o facto de serem os pássaros que estão a comer a flor. Será possível? Na realidade a minha horta é um verdadeiro zoo. Desde pardais, corvos, rolas, pombos, melros, poupas, já lá vi de tudo um pouco, mas são os pardais que aparecem em maior numero.

A solução, segundo a Ti Celisa passa por colocar um espantalho ou outro método para os assustar. Há que respeitar a experiência dos mais velhos!


Agosto


Pimento
Os pimentos estão a ficar bons para começar a colher. Agosto é o mês das colheitas por excelência. Todo o esforço dos últimos meses são recompensados!

Tudo começou e Fevereiro com a sementeira ( que por vezes não correu muito bem), o transplante em Março e Abril, os cuidados de Junho, é agora em pleno verão que somos recompensados pelo nosso esforço, pois sempre que visito a horta, descubro novas hortaliças e frutas prontas para colher.

São pimentos, tomates cherry, coração de boi, tomates raf, vagem, alfaces, espinafres, couves, pepinos, courgetes, beringela, cenouras, salsa, coentros, pêssegos, ameixas, limões, morangos...

Cidreira e Hortelã

Cidreira





Hortelã











É junto ao riacho debaixo da ramada que tenho cidreira, a hortelã e a menta. Ao principio fiquei na dúvida se seria o sitio indicado, pois a ramada faz sombra,no entanto parece ter sido escolha acertada pois estão a desenvolver muito bem.

Esta foto foi tirada antes do corte da cidreira. Creio que já deveria ter sido feito pois já estavam a aparecer as primeiras flores. Atei o ramo e coloquei-o pendurado à sombra a secar. Depois de seco vai ser cortada e conservada dentro de um frasco de vidro para ser utilizada mais tarde para fazer chá. A cidreira também pode ser usada em fresco, mas para conservar é melhor em seco.

A hortelã e a menta é que só colho para consumir de imediato, a primeira para caipirinha e para fazer sumo de abacaxi, e a segunda para doces e chás.