terça-feira, 30 de outubro de 2012

Buenissimas!!




São absolutamente deliciosas estas framboesas que plantei a meados do mês de Julho. Em pleno outono ainda estão a florir e a dar fruto. Não sei qual a variedade, mas deve ser uma variedade remontante pois produz em rebentos do próprio ano.

Não tenho nenhum cuidado especial com elas e por agora ainda não foram atacadas pelos pássaros. Em pleno verão os melros comeram algumas. Actualmente desapareceram, pois é uma espécie que migra para zonas mais quentes, e por agora quem as come é a joaninha cá de casa.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Chuchus para a sopa!


A planta do chuchu não é grande trepadora, há que guia-la pelos suportes.

É no entanto surpreendente a forma como os frutos ficam dependurados suportados apenas por um pequeno pedúnculo muito fino e lenhoso mas suficientemente resistente que pode aguentar frutos com peso até 500g.
Este legume recém descoberto na minha cozinha ficou aquém das minhas expectativas em termos de produtividade.


Os três pés que tenho actualmente na horta não produziram muito. De momento parece que a produção terminou. Apenas existem flores macho.

Este legume não tem sabor mas é muito utilizado em sopas onde substitui a batata. Eu pessoalmente nem gosto nem desgosto, apenas posso assegurar a quem não conhece é que dá cremosidade e torna as sopas aveludadas.


 

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Colheita do dia


Aproveitei o bom tempo para ir à horta recolher alguns legumes que estavam a fazer falta na cozinha lá de casa.

Os legumes de verão estão no fim. Apenas algumas vagens, pimentos e umas courgettes gigantes que tinham ficado lá esquecidas. A boa noticia é que já posso provar os primeiros dióspiros da temporada. Estão um pouco feios devido à chuva mas isso pouco importa, são deliciosos. Apanhei também as poucas reinetas que a macieira deu este ano, assim como physalis e os últimos morangos.

Todas ao molhe e fé em Deus...




Depois de um dia chuvoso, as galinhas consolaram-se com a saída do sol da tarde de ontem. Existe um pequeno buraco onde costumam despojar-se como forma de eliminar possíveis parasitas na plumagem. O problema é que o dito buraco era pequeno para todas. Assim que depois de umas quantas bicadas umas às outras lá conseguiram o tão desejado banho de terra.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

De volta...



Depois de um interregno devido a férias, ocupações familiares e trabalho, aqui estou eu de volta para continuar a publicar as minhas experiências, agora que o outono convida a estar mais por casa e o trabalho na  horta acalmou.



Resumidamente a produção de tomate já terminou, assim como as courgetes, os pepinos e o feijão verde está no fim. Desde finais de Agosto que estou a plantar os horticolas de Outono/Inverno. As pencas já se podem começar a colher, o brocolo também e o alho francês está a engrossar. Ainda restam alguns pimentos e berinjelas, algumas alfaces, tenho também espinafre, nabiça e grelos, couve galega, e como disse no inicio ainda me resta algum feijão de vagem que foi semeado mais tarde.



Ainda falta recolher algumas abóboras cuja rama ainda se encontra verde, algumas maçãs reinetas, congelar o resto dos pimentos, colher os marmelos para fazer marmelada e geleia, e se ainda for possível e a chuva não os estragar espero fazer algum doce de figo pingo de mel  que vou colher de uma figueira enorme que tenho na quinta.



Resumidamente e em jeito de inicio de nova temporada aqui no blog, esta é a situação actual da horta e que brevemente colocarei novas fotos e comentários. Bem vindos...