segunda-feira, 29 de julho de 2013

As uvas estão a engordar



As uvas este ano têm bom aspecto. Aqui no norte temos ramadas que não são mais que estruturas feitas com traves em madeira, esteios em granito e arame, que servem de suporte para as videiras. 

Este capitulo, do cuidar da vinha, não é da minha responsabilidade. É tarefa da minha mãe que cuida delas com muito carinho. Só na altura da vindima é que dou uma mãozinha ou duas...

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Flor fêmea e flor macho

Flor fêmea de abobora já fecundada

Flor fêmea de abobora ainda por abrir

Flor fêmea de curgete já com o pequeno fruto e flor macho sem fruto
A pedido de uma amiga, aqui vai um post sobre as diferenças entre a flor macho e fêmea. 

Basicamente vê-se a diferença na própria flor. Quando é fêmea tem já indícios do que se irá tornar futuramente a flor depois de fecundada. 

As flores macho aparecem em primeiro lugar e secam depois de cumprir o seu papel.
Flor fêmea ainda por abrir

Flor macho de curgete (sem fruto)

Flor fêmea  de abobora 

Flor macho de abobora macho (sem fruto) ainda fechada

Flor de pepino macho (sem fruto)


Flor fêmea de pepino já com indicio de fruto

Alimentação das galinhas e frangos

Curgete partidas aos pedaços

Milho e curgetes

Comendo desesperadamente



Frangos com dois meses e meio


5 galinhas poedeiras e 14 frangos





Nao gostam muito de milho inteiro, preferem partido 



Todos os dias comem um molho de couves

Galinha a cumprir a sua função:  pôr ovos ricos em omega 3!

Aproveitando a abundancia de curgetes e uma vez que não consigo gastar tudo, descobri o ano passado que as galinhas adoram-nas! Assim quando tenho bastantes corto-as aos pedaços e deito no galinheiro. Imediatamente lançam-se com tal avidez que em menos de dez minutos já nada resta. 

Quase todos os dias têm também à sua disposição bastantes couves que complementam a sua alimentação à base de milho. A sua quase ausência de farinhas, faz com que leve mais tempo a criar um frango adulto mas em compensação o sabor da sua carne é incomparável.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Pêssego Maracotão amarelo








Verão é época de pêssego. Primeiro foi pêssego de S. João, agora o maracotão e ainda tenho o pêssego careca ou nectarina lá mais para o fim do verão. Isto junto com a colheita abundante de morango, algumas framboesas e mirtilos e brevemente também physalis, já não compro fruta há muito tempo!

Este ano conto ainda colher da horta as primeiras ameixas President e Stanley lá para o mês de Agosto.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Aveleira e os seus primeiros frutos




Junto ao riacho em semi-sombra
Transplantada em Fevereiro de 2012 e com apenas duas primaveras na horta, já apresenta os seus primeiros 3 frutos. O sitio onde está plantada é seguramente o adequado pois o seu desenvolvimento tem sido rápido com vários afilhamentos junto ao pé.

Este ano no natal provarei as primeiras de muitas avelãs que esta aveleira nos dará nos próximos anos. Já este Inverno conto plantar uma segunda unidade junto à primeira.

domingo, 21 de julho de 2013

Escaravelho da batata


Escaravelho adulto

O pai escaravelho ou será a mãe?
Os bebes escaravelhos, gordinhos, gordinhos... e muito comilões!


Assim estão algumas plantas de batata na horta. Carregadinhas de escaravelho! Felizmente que a colheita se aproxima a passos largos, senão teria de fazer alguma coisa ou mais propriamente deitar alguma coisa! 

Estes minúsculos animalitos estão às centenas espalhados um pouco por todo o batatal. O problema não são os adultos, a função destes nesta fase, não é comer mas sim procriar e depositar sob a folhagem os seus inúmeros ovos que depois de eclodirem se alimentam sem parar dia e noite como se não houvesse amanhã!

Esta é uma praga altamente destrutiva, pois quando aparecem num batatal se não se tomam providencias rapidamente só ficam as hastes! E sem folhas não há fotossíntese, a planta não se desenvolve  e a colheita fica comprometida.

A solução passa por eliminar todos os escaravelhos adultos assim que se detetam no batatal, evitando ou minimizando os efeitos da postura. Infelizmente e no meu caso alguns escaparam e agora tenho este problema estendido por todo o batatal. Como evito usar insecticidas e atendendo a que as batatas já tem 3 meses, optei por nada fazer. 
                                                  

Legumes de Verão

Pepino comprido

Pimento verde

Vagem rasteira

Couve-flor

Curgete

Grelos de Verão
Nabos

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Groselheiras vermelhas




Há algumas semanas passei por um horto e como quase sempre faço rumei à zona das árvores de fruto. Apesar da groselha ser um pouco ácida, tive curiosidade em ver como produzem e posteriormente utilizar os seus pequenos frutos em doces e compotas. Assim comprei duas plantas para ver que tal se dão na horta da joaninha.


terça-feira, 16 de julho de 2013

O milho já deita bandeira


Associação de feijão de vagem e milho

Aparecem as primeiras espigas não hibridas ( este pé tem duas)

Haste floral também chamadas aqui de bandeira

Vagem a trepar pelo milho

Milho de 2º ano 

Este ano resolvi experimentar colocar feijão de vagem junto ao milho, não só porque são plantas que funcionam bem juntas, mas também porque o milho serve de tutor para a vagem. Assim poupa-se muito trabalho evitando a recolha de canas ou suportes para o feijão. 

Na horta da joaninha plantei dois tipos de milho: hibrido e semente do ano passado. Inicialmente pensei que este ultimo não teria outra serventia que não o de servir de tutor para a vagem e duvidei que produzisse espiga digna desse nome. Pois enganei-me. Neste momento não encontro grande diferença entre os dois tipos. Estou agradavelmente surpreendida pois a semente do ano passado apresenta já espigas bem desenvolvidas com alguns pés a terem duas. 

Nesta fase não convêm faltar água para que o fruto, neste caso a espiga, atinja um bom tamanho e grãos de bom calibre.