domingo, 16 de junho de 2013

Curgetes preguiçosas e brócolos apressados



Apareceram as primeiras curgetes da temporada. Custou mas aí estão!

Morreram vários pés que foram prontamente substituídos. No entanto devido ao clima frio demoraram a pegar e a crescer. Só para terem uma ideia os primeiros pés foram transplantados em Março e só agora é que se veem os primeiros frutos.

Só 3 ou 4 pés começaram a florir, isto de um total de 12. Outro aspecto que reparei é que as pequenas curgetes crescem muito lentamente. Uma semana para atingirem este tamanho, quando o ano passado era o tempo que levavam da flor à colheita. A curgete para se dar bem gosta de calor e bastante água.

Quanto ao brócolo, plantado a 4 de fevereiro, tem cabeças não muito grandes e pouco compactas. é um cultivo que tolera mal o calor, daí que as cabeças quando não colhidas começam a espigar rapidamente.

Velocidade relampago

Com uma semana

Com um mês


Em apenas um mês os nabo greleiro de s. Cosme e os grelos de Santiago já se podem colher como nabiças para sopas e esparregados. Vieram muito rápido e já se veem alguns pés a começarem a grelar. É realmente notável a diferença entre o verão e o inverno em termos de crescimento.

sábado, 15 de junho de 2013

Os primeiros tomatitos







Semente de cebola


Dentro de um mês mais ou menos, se procederá à colheita da semente das cebolas plantadas para esse fim,

Foram platadas cebolas roxas, garrafal e valenciana tardia. Lá para Agosto será feita a sementeira em alfobre.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Associação de culturas

Inicio do enredamento do feijão verde no pé de milho 


Já os meus avós semeavam milho e feijão juntos. Era uma forma de aproveitamento de espaço, além de que estas duas culturas funcionam muito bem juntas. 

Neste caso além dessa associação ser beneficiosa tem ainda uma outra vantagem: é que neste caso não é feijão de grão, mas sim vagem que utilizará o pé de milho como tutor. 

Palha ecológica mas pouco eficaz







Este ano optei pela palha como cobertura na zona das morangueiras. Não é que esteja arrependida, pois servirá como fertilizante lá para o inverno, mas acontece que com esta primavera tão chuvosa a erva invadiu a zona o que obriga a um controle regular. 

O objectivo do uso deste material é primeiramente evitar o contacto dos frutos com a terra, assim como conservar em parte a humidade e posteriormente ser incorporado ao solo como fertilizante.



terça-feira, 11 de junho de 2013

Ricos alhos



Este ano os alhos prometem! Creio que será a melhor colheita desde que comecei esta aventura.

Estão graúdos e ainda devem crescer mais. A rama ainda está verde sinal de que ainda não terminou o processo de crescimento.

Foram semeados em Dezembro, antes do natal, com semente caseira obtida da colheita do ano passado.