sexta-feira, 28 de junho de 2013

6ª Edição da Feira do Mirtilo em Sever do Vouga



Começou ontem, dia 27 de Junho e até dia 30 de Junho, a 6ª edição da feira do mirtilo em Sever do Vouga. Como vem sendo habito o mirtilo é rei nesta feira. 

Com imenso espaço livre arborizado e junto a um lago, podemos encontrar todo o tipo de informação sobre esta cultura, práticas agrícolas, workshops de culinária, artesanato local, venda de licores , chás, compotas e doces, bem como atividades radicais, animação infantil, etc.



Espaço envolvente

Demonstração cultivo mirtilo com casca de pinheiro e tela nas entrelinhas


Demonstração cultivo do mirtilo em camalhões cobertos com tela

Cultivo mirtilo em vaso

Workshop de culinária com chefe Gonçalo Melo ( EFTA) 

Receita de trouxinhas de queijo de cabra, nozes e mirtilos
(nos próximos dias colocarei aqui a receita) 

Degustação vinho verde Cambra ( haverá mais !!)

Para quem quiser saber mais pode ainda optar por inscrever-se na rota do mirtilo, podendo desta forma visitar algumas explorações agrícolas ou então se preferir inscrever-se na apanha do mirtilo que se efetuará nas quintas da região.

Para mais informação entre no site: http://www.feiradomirtilo.pt/6-edicao-feira-do-mirtilo-2013

Em seguida trarei mais novidades desta feira!!!!  

Faça uma visita!


quarta-feira, 26 de junho de 2013

Ovos fresquinhos e biológicos




Pode-se ver milho e couves no chão  

São seis as galinhas destinadas à postura de ovos. Cinco são poedeiras e uma franga que ficou da criação de frangos para carne. As poedeiras levam vantagem em relação à franga. Apesar de serem "peso-pluma" põem quase todos os dias. A franga é bastante mais corpulenta mas come mais do que ovos que põe.

Seja como for vale bem a pena, tenho sempre ovos com fartura ( põem quatro ovos diários), fresquinhos, livres de antibióticos e outras substancias. A alimentação é basicamente milho inteiro ( que comprei ao lavrador) e hortaliça ( couves, alface, e outros restos da horta).

Novos inquilinos no galinheiro

Com 3 semanas de vida






Criar frangos é um privilégio que só quem tem um quintal ou uma casa sabe dar o valor. Poder saber o que comemos é algo que aos dias de hoje nem toda a gente se pode gabar. Aqui em casa duas vezes por ano criamos frangos para consumo. 

Desta vez comprei 15, mas morreu um logo nos primeiros dias. A alimentação passa por farinha numa fase inicial, passando progressivamente para o milho partido e couves, erva e restos da cozinha. 

Dependendo do tipo de alimentação e da quantidade, o período que vai desde o nascimento até ao abate leva em média 4 meses ou mais. Dois meses a mais que o frango que compramos no supermercado. Aqui em casa preferimos cria-los à base de hortaliças e cereais que apesar de levar mais tempo, torna a carne mais firme e saborosa.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Batido de morango e framboesa com hortelã

Morangos da horta

Juntar framboesas, morangos e folhinhas de hortelã




Juntar açúcar a gosto ( eu juntei 2 colheres) 


A quantidade de leite de acordo com os gostos (  batidos mais espessos ou mais liquidos )


Bebido gelado ou ao natural! 

Para aproveitamento da abundancia dos frutos vermelhos da nossa horta, além de se poderem congelar é claro, optei por preparar um nutritivo batido para o lanche que as crianças vão adorar!

É uma boa opção para quem tem muita fruta e também para quem quer diversificar os lanches e pequenos almoços. Gelado ou ao natural, com bolacha, com mais ou menos quantidade de fruta, mais espesso ou menos, mais doce ou não, fica ao vosso critério! É só deixar a criatividade surgir!


Mirtilos atrasados????






O  Riacho da Joaninha tem vários pés de mirtilos de qualidades diferentes. Desses pés só 4 tem fruto ( penso ser 3 pés Ozarkblue e 1 Bluecrop). No entanto estou confusa quanto às qualidades, pois quando os transplantei não tomei nota devidamente. O certo é que noto que estão atrasados para a época! Penso que por esta altura já deveriam ter começado a amadurecer e nem sinais disso! 

Não sei se é devido ao clima ir fresco ou se é uma qualidade que amadurece tarde, mas estou a tomar notas e daqui a um par de anos já poderei identificar com mais certeza quem é quem.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

My princess



Minha menina, tão pequenina
Acabada de nascer,
se chama Joaninha
e é linda a valer!



No primeiro aniversario 


Faz hoje 3 aninhos que entraste nas nossas vidas, numa casa cheia de calças. Uma lufada de ar fresco nestes tempos difíceis. Dos papas muitos parabéns e dos manos matulões um beijo desajeitado!

Feliz aniversário!

domingo, 16 de junho de 2013

Curgetes preguiçosas e brócolos apressados



Apareceram as primeiras curgetes da temporada. Custou mas aí estão!

Morreram vários pés que foram prontamente substituídos. No entanto devido ao clima frio demoraram a pegar e a crescer. Só para terem uma ideia os primeiros pés foram transplantados em Março e só agora é que se veem os primeiros frutos.

Só 3 ou 4 pés começaram a florir, isto de um total de 12. Outro aspecto que reparei é que as pequenas curgetes crescem muito lentamente. Uma semana para atingirem este tamanho, quando o ano passado era o tempo que levavam da flor à colheita. A curgete para se dar bem gosta de calor e bastante água.

Quanto ao brócolo, plantado a 4 de fevereiro, tem cabeças não muito grandes e pouco compactas. é um cultivo que tolera mal o calor, daí que as cabeças quando não colhidas começam a espigar rapidamente.