domingo, 1 de setembro de 2013

Tempo de aproveitar os tomates


Cá em casa já deitamos tomates pelos olhos. Salada de tomate e pimento nunca falta à mesa, em nenhuma refeição. No entanto são demasiados e não é possível consumi-los todos. Daí que ficam muito maduros e urge arranjar solução porque no Riacho da Joaninha tentamos aproveitar tudo, ainda que seja para as galinhas.

Neste caso e apesar de alguns lá terem ido parar ( ao galinheiro), fazemos doce e conservas de tomate em frascos que se fomos recolhendo ao longo do ano. Também costumamos congelar, depois de devidamente lavados e cortados os maiores, claro. Durante o Inverno vamos sacando do congelador conforme necessitamos para cozinhar.

Quanto ao doce é muito bom, nos longos dias de Inverno servirá para barrar tostas para o chá e os pãezinhos ao pequeno almoço. Mais uma poupança no Riacho da Joaninha.

P.S. Se quiserem saber como fazer o doce de tomate, basta pesquisar na net! Encontrarão muitos sites com receitas.

Os ultimos pessegos deste ano





Depois do pêssego de S. João em fins de Junho, seguiu-se o pêssego maracotão amarelo a princípios de Agosto, é agora vez da nectarina a fins de Agosto. Foi todo um Verão a comer pêssego e a reduzir gastos na frutaria.


Esta árvore jovem deu pela primeira vez fruta, cerca de 15 pêssegos mais ou menos. Para o ano e se o tempo permitir conto duplicar esta quantidade. Dentro de um ano e com várias árvores de fruto em plena produção penso conseguir ser auto-suficiente em fruta para casa e não só.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Os pepinos chegaram ao fim...


Bonita imagem esta, quando as plantas estavam no seu máximo vigor e em plena produção. Desta imagem já pouco resta. Apenas alguns pepinitos raquíticos e retorcidos. 

Já no ano passado me aconteceu o mesmo. Chega o mês de Agosto e as plantas começam a definhar e a secar. Resumindo a colheita resume-se a pouco mais de 30 dias.

                                      


Pepino "chinês comprido"
Para as saladas resta o tomate e o pimento, porque a alface espigou. Ainda bem que a produção destes dura até chegarem as primeiras geadas, lá para fins de Outubro.


As ultimas cebolas já estão em casa





Este ano pensei que ficaria sem cebolas. Não devido ao clima ou a qualquer praga, mas simplesmente porque se encontravam junto a um caminho, bem à vista de todos e como sabemos, a ocasião faz o ladrão!

Felizmente já foram todas colhidas e agora estão a secar para serem armazenadas. Deve-se deixar secar a rama por completo e não retira-la em verde, de forma a que a cebola possa enrijecer  e reabsorver os nutrientes que estão na rama.

Na foto estão apenas 40% da colheita, as outras já foram armazenadas.


terça-feira, 13 de agosto de 2013

Morangos em plena produção

Produção de 3 dias

Cerca de 2,5 kg

Super doces

cerca de 200 pés de morango

O espantalho de pouco serve contra os pássaros 

Cobertura de palha pouco eficaz contra as ervas

Variedade Diamante

Chá de hipericão




Colhido à beira de um caminho, seco lentamente à sombra e suavemente esmiuçado, este chá com propriedades anti- depressivas servirá como ótimo complemento a bolachinhas feitas no nosso forno a lenha e a bolos caseiros feitos com ovos das nossas galinhas. Mais uma poupança!

sábado, 10 de agosto de 2013

Frango 100% caseiro

Frangos a 26 Junho
Frangos a 26 Julho



Frango limpo com peso de 1.630 kg




Este é o primeiro frango a ser preparado e consumido do lote de 15 que comprei a 6 de Junho. Desde o seu nascimento terão  mais ou menos 3 meses. 

Fiquei surpreendida com o peso que apresenta já limpo, até porque a alimentação é baseada em produtos da horta e cereais à base de milho. De todas formas, na produção intensiva estes 3 meses davam para criar não um mas dois frangos, já que levam cerca de 45 dias desde o nascimento às prateleiras do supermercado.   

No entanto ainda estão longe de atingir o seu peso máximo que deverá ficar nos 2,800 g para machos e 2,300 g para fêmeas. Eu é que começo já reduzir o seu numero pois são muitos, comem muito e entretanto os outros vão crescendo. 

Ao preço de 3,89 euros/quilo, preço de hipermercado ( frango "dito" do campo), poupei cerca de 6,34 euros. E a qualidade e sabor não tem comparação! Que rica canjinha vou fazer!