domingo, 17 de fevereiro de 2013

Planeamento das sementeiras


Plantação de cebola para retirar semente no minguante de Julho.




Tomate coração de boi - variedade temporã





Experiencia:  Courgete variedade Diamante



Alfobre de salsa e alho francês
Ao preparar a sementeira das plantas que vão ser utilizadas na primavera cumpre-se um principio básico para um bom funcionamento da horta: a planificação.A sementeira obriga-te a pensar o que vai fazer parte da horta nos próximos meses. 

Com a sementeira tento solucionar um problema que tive em anos anteriores: saber o que se planta. Muitas vezes as plantas que se compram em hortos e casas da especialidade não correspondem ao que queremos, a informação é minima além de que são caras o que te obriga a comprar à justa.

Nestes dois últimos anos tenho tentado conseguir junto de pessoas da terra, geralmente idosas, sementes de variedades antigas utilizadas à gerações pelas pessoas da terra, perfeitamente adaptadas ao solo e clima e que são verdadeiras raridades. Tenho um tipo de tomate coração de boi  excepcional, uma variedade de alface gigante que não espiga e este ano prometeram-me lá para Maio semente de um tipo de nabo greleiro, que produz abundantes e grossos grelos.

Neste momento já plantei 4 variedades de tomate, alface, courgete  alho francês  pimentos, espinafre, couve penca bola de manteiga e penca de chaves e couve galega. Para Março será a vez do pepino, 3 variedades de abóbora, feijão verde, ...etc. 

Sem comentários:

Enviar um comentário