quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Chegou a hora de colher o que se plantou

Batatal em pleno desenvolvimento (Julho)

Pé de batata

Separação da batata graúda da miúda 

 Batata branca Kennebec já armazenada

Armazenamento em local escuro, fresco e arejado

Já começou a apanha da batata aqui na Horta da Joaninha. A variedade branca já está ( já vendi alguma e já dei alguma também). Agora estou a acabar a variedade vermelha Stemster. Na próxima semana começo com a vermelha Desirée. 

Este ano a batata está mais cara do que é normal nesta época do ano, quando " toda " a gente tem e vão distribuindo pelos seus familiares. Creio que se deve ao facto do Inverno ter sido prolongado e muita gente não plantou ou plantou menos. Segundo o que se consta no meio comercial, lá mais para a altura do natal irá subir ainda mais. Eu felizmente tenho a suficiente para todo o ano e devo ainda desprender-me de alguma.

Quero deixar aqui a informação que não é só comer ou faturar! Trabalhar a terra custa e a cultura da batata é bastante trabalhosa, nomeadamente quando chega a época da colheita. Muito pó, trabalho pesado, carregar com os sacos... Ando nisto quase todos os dias, duas horas ao fim da tarde e ainda tenho pano para mangas...

Mas vai saber bem no Inverno e principalmente na carteira! Venha a batata frita, cozida, estufada, assada, para a sopa....até enjoar!

3 comentários:

  1. E em doces? Sugere alguma receita?

    ResponderEliminar
  2. Refere-se a quê? À maça reineta? Brevemente colocarei aqui a receita desse doce. Por agora ando ocupada com o doce de morango.

    ResponderEliminar
  3. Não. Refería-me aos doces com ou à base de batata...

    ResponderEliminar