sexta-feira, 28 de junho de 2013

Rota do Mirtilo

Aspecto de uma plantação de mirtilo em Sever do Vouga
( em plena produção)


Visitando o pomar 



Variedade Duke 

Pormenor do fruto maduro e verde
( a apanha e a maturação do fruto é escalonada)


Pomar  de 1 ha recém plantado pelo jovem agricultor Marco
Já há algum tempo que pretendia visitar uma exploração agrícola de produção de mirtilo. Aproveitando a feira do mirtilo que está a decorrer em Sever do Vouga, inscrevi-me na rota do mirtilo que decorre duas vezes por dia.

Ao final da tarde subimos para o autocarro que nos levou primeiramente a visitar a plantação recente do jovem Marco de cerca de 1 ha. Depois de dois anos de burocracia e esperando a apreciação do projeto pelo Proder, aqui está o resultado do empreendedorismo deste rapaz simples, habituado a trabalhar a terra e que resolveu apostar numa agricultura moderna, mecanizada e virada para a exportação. Boa sorte Marco.

Seguidamente fomos visitar um dos produtores mais antigos do concelho. Um senhor de idade ( não divulgo o nome pois não lhe pedi autorização ), agricultor experimentado, já passou a fase da novidade, da incerteza, da inexperiência. É alguém que agora fala com conhecimento de causa, que aconselha e que se dedica em parte a fazer experiências e a experimentar novas variedades e métodos de cultivo. Aprendi muito com ele e prometo voltar à sua exploração para trocar mais umas ideias...

A todos os que nos receberam e também ao eng. Gonçalo, muito obrigada pelos esclarecimentos.

2 comentários:

  1. Olá
    A propósito de pesquisar um ou outro assunto, já há algum tempo acabei por dar com este blog que acho muito interessante e objetivo nos conteúdos. Agradeço.
    Tomei a liberdade de o incluír na minha lista de preferencias.

    Cumprimentos
    António A.
    Horta de Codeçais

    ResponderEliminar
  2. Obrigada António, também eu visito muitas vezes o teu blog. É sempre bom cruzar informação e conhecer o que se faz por este pais fora! Pena que não saiba como colocar na lista de preferencias alguns blogs que sigo. Já tentei e sai tudo ao fundo! Tenho que pedir ajuda, pois não pesco nada disto! De qualquer forma muito obrigada pela preferencia.

    ResponderEliminar