quarta-feira, 11 de julho de 2012

Courgetes

                 


As courgetes estão lindas, apresentam-se saudáveis, sem sinais de moléstia e em plena produção. Na realidade estão a superar as minhas expectativas. Cada pé produz em média 3 courgetes por semana vezes 20 plantas, é só fazer as contas! Tento que não cresçam muito pois rapidamente ficam demasiado grandes e com pevides no interior. Cada dois dias tenho que passar e colher, uma vez que crescem muito rápido.
Muito utilizadas na gastronomia, são muito versáteis e vão bem com quase tudo: sopas, assadas, salteadas, fritas, em saladas, doces, bolos...

Como é um legume de temporada e portanto acessível em termos de preço, é aconselhável aproveitar esta altura do ano para congelar, já descascadas e cortadas em cubos, pois será de grande utilidade no inverno quando o seu preço superar os 2 euros. Isto é o que tenho feito, assim como os meus familiares, que já não sabem que fazer com tantas courgetes! 

Deixo aqui uma receita rápida e saudável: esparguete com courgete, presunto e cenoura.

Ingredientes: Esparguete ou macarrão cozido, azeite, presunto em cubos, cebola picada, courgete cortado em bocadinhos pequenos e cenoura ralada.

  • Fritar o presunto com a cebola e azeite q.b
  • Juntar as courgettes e a cenoura ralada
  • Temperar com sal, pimenta e salsa
  • Finalmente deixar refogar e juntar o esparguete previamente cozido em água e sal

Sem comentários:

Enviar um comentário