domingo, 1 de julho de 2012

Jasmim em flor


O jasmim ou flor de poeta, é a flor do amor e da sensualidade. Nas noites de verão é frequente sentir o seu aroma exótico, intrigante, complexo e intenso por todo o jardim. É também conhecida como a flor da noite ou como "luar da floresta" devido ao facto de que o seu aroma se intensifica às primeiras horas da noite.

Muito utilizado na cosmética e perfumaria, a sua colheita é muito particular. As flores são colhidas à noite e depositadas numa camada de gordura, conhecido como método "enfleurage". Depois de um processo complexo e demorado é obtido o tão apreciado óleo. Por mais que os químicos tentem, o seu aroma jamais pôde ser reproduzido. O seu substituto químico é demasiado forte para ser utilizado de forma simples.

Muito utilizado na aromaterapia, são-lhe também atribuídas propriedades antidepressivas, anestesia o sistema nervoso, atenua as dores de cabeça, além de ser afrodisíaco...claro!


1 comentário:

  1. Parabéns pelas postagens, sou Meliponicultor, criador de Abelhas Sem Ferrão, sempre busco melhorar o meu jardim com plantas que produzem ma boa florada para suprir a alimentação das mesmas, percebi que tens muita muita produção de frutos, as abelhas auxiliam na olinização, ampliando e melhorando a qualidade dos frutos, fazem esse trabalho gratuitamente, e por serem as Nativas sem ferrão podem ser criadas em qualquer lugar, pois não oferecem risco. cleumar13@gmail.com

    ResponderEliminar