sexta-feira, 13 de julho de 2012

Pêssego Vermelho

 
Pêssego "parta-caroço"


Este pessegueiro tem apenas alguns meses na horta. Quando o adquiri, o viveirista garantiu ser da variedade em que o caroço se separa limpo da polpa. Como não sei bem a altura em que amadurece, terei que esperar que caia ao chão ou então arriscar.

Por agora parece ainda pequeno, do tamanho de uma bola de ténis, mas já apresenta uma cor bem vermelhinha. Se bem me lembro dos tempos de criança é um fruto bem doce e saboroso.

 Aqui nesta zona, os antigos dizem que a primeira fruta deve ser comida por uma pessoa do sexo masculino, caso contrario a produção será incerta. Eu pessoalmente creio que este dito foi inventado por homens claro está, com o intuito de tirarem vantagem. Cá em casa todos iremos provar um bocadinho!



3 comentários:

  1. Eu cá sou da mesma opinião! Os homens antigamente sabiam bem como se aproveitar da situação! Ainda me lembro que tal era religiosamente cumprido! Até as próprias mulheres, fruto de anos e anos de histórias, elas próprias se recusavam a comer os primeiros frutos com o medo da árvore nunca mais dar frutos de qualidade e em quantidade... enfim...

    ResponderEliminar
  2. Pois , como são eles que têm os bébés, tem toda a lógica :-)
    Mas eu vim aqui porque queria saber o nome dos pêssegos que eu adoro que são os que têm polpa amarela, casca fina com tons amarelados e avermelhados e que se podem pelar à mão, ocaroço destaca-se com a ajuda de uma unha.Não precisamos de qualquer utensílio. E são extremamente doces , sumarentos , sem fios, e aromáticos.Maravilhosos!. Qual foi o resultado da colheita ? ~Era assim o seu pêssego? Ou era de trincar? Precisava de saber o nome da árvore para plantar. Os meus pessegueiros são atacados pelos pássaros antes de amadurecerem e nenhum deles é desta qualidade.

    ResponderEliminar
  3. Olá m, esta qualidade é conhecida pelo pêssego de S. João, é bem vermelhinho e o caroço não se destaca. Com casca amarela e ligeiramente vermelha em um dos lados só conheço o maracotão amarelo, mas esse também não sai o caroço limpo. Lamento não saber informar.

    ResponderEliminar